O ínicio da 5ª temporada de Castle se dá logo após os
acontecimentos da finale da 4ª temporada, quando Kate Beckett resolveu ceder seus sentimentos por Rick Castle.
O episódio começa com Castle acordando assustado, procurando
por algo. Nesse momento, Beckett, vestindo apenas uma camisa de Rick, entra no
quarto, com dois copos de café, algo tão simbólico na série e ela reafirma que
tudo aquilo não era um sonho.
Esse episódio tratou basicamente do caso do assassinato da mãe da detetive. Com o desenrolar das investigações de “Always”, alguns fatos vão sendo revelados. Castle e Beckett, com a ajuda do Detetive Ryan, descobrem que Michael Smith é o homem que garante a segurança da Beckett e o encontram quase morto, depois de ter sido torturado por Cole Maddox, que agora busca os documentos que podem revelar o nome daquele que está por trás de tudo. Antes de ser levado para o hospital, Smith dá uma pista a Castle do local onde os arquivos estão escondidos e para onde Maddox seguiu após conseguir a informação. Chegando lá, logo eles o encontram e este os faz de reféns enquanto procura no prédio pelos tais arquivos. Castle e Beckett acabam sendo libertados pelo Detetive Esposito que, com a ajuda de um amigo militar, consegue seguir Maddox até o prédio. Após uma sequência de eventos que culmina com uma explosão (armadilha plantada por Smith) e a morte de Maddox, eles ficam apenas com um verdadeiro quebra-cabeça em mãos, pois na explosão, os arquivos foram reduzidos a milhares de pedaços, o que demandou um trabalho muito grande de recuperação. Eles conseguem chegar a um número de conta bancaria que, com o acesso que eles têm ao banco de dados nacional, revela o nome do homem por trás de tudo, o senador William H. Bracken (Jack Coleman - Heroes), que foi um membro do alto escalão da policia de NY e com o dinheiro arrecadado nas ruas, com subornos e sequestros, deu inicio à sua brilhante carreira política.
O ponto alto do episódio é quando Beckett confronta o senador, por um breve momento, ela parece uma garotinha assustada com o poder que ele deixa claro que possui. Ele diz que, apesar de naquele momento ela estar apontando uma arma, quem tem a palavra final é ele, e sorri. Beckett então diz estar de posse dos documentos, algo que não é verdade, ela tem apenas um número de conta de banco, e que eles devem entrar em um acordo, ele encerra com as tentativas de matá-la e deve se afastar das pessoas que ela ama ou então tudo será revelado. Essa é o exato momento em que a nova Kate aparece, sem medo do futuro, sem medo de viver e valente, mais do que já era. E em um daqueles casos de justiça poética, ela dá um tapa no rosto do senador, usando o anel de sua mãe e diz: “Essa ferida vai deixar uma cicatriz feia e eu quero que toda as vezes que você olhar para ela, se lembre de mim”, fazendo aí uma referencia à cicatriz da bala que quase a matou na final da 3ª temporada.
Uma das cenas mais bonitas do episódio é quando Castle fala que quer levá-la para um lugar seguro e ela o abraça, dando a entender que segurança ela encontra em seus braços. No geral, e isso é uma opinião compartilhada por vários críticos de TV, foi um ótimo episódio, com tudo na medida certa: romance, drama e um pouco de comédia também. E com atuações brilhantes, especialmente Stana Katic (Kate Beckett) - em uma das cenas com o senador, uma única lágrima escorre em seu rosto e é fenomenal, pra dizer o mínimo. Se esse episódio é uma pequena amostra do que está por vir, será uma grande temporada.
Fantástico