Teste Teste Teste

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Review - Fringe 5x01: "Transilience Thought Unifier Model-11"




Finalmente o tão esperado dia chegou! 

Antes de tudo peço desculpas por não ser capaz de fazer a review antes, pois tive um fim de semana muito ocupado e só vi o episódio ontem.

"They are coming" (Eles estão chegando) o foco principal da temporada, lutar pelo futuro da humanidade que foi dominada pelos Observadores, lutar pela liberdade e salvar a humanidade. A 5ª e última temporada de Fringe ao mesmo tempo em que me deixa muito feliz em saber que a trama terá um fim merecido, graças ao apoio de milhões de fãs que se esforçaram para que isso acontecesse, porém, fica também um ar de última temporada que me deixa um pouco triste, mas enfim, aqui estamos com o Season Premiere.

Sabíamos já que está nova temporada irá focar em 2036, pelo menos por agora, e tendo vários flashbacks de 2015, o ano em que os carecas malvados tomaram posse do nosso mundo, apesar das muitas criticas sobre a série saltar pra 2036, inclusive confesso que também estranhei a ideia de inicio, porém, após o final da 4ª temporada apoiei completamente, pois seria essa a melhor forma para encerrar a série com apenas 13 episódios.



O episódio, que é claramente uma continuação de "Letters of Transit", pode ser dividido em duas partes: encontrar Olivia e o plano de Walter e Setembro. A primeira foi uma das grandes incógnitas (não tão grande para qualquer um que tenha visto spoilers) da temporada. Descobrir o paradeiro de Olivia até que foi uma tarefa fácil, a loira estava sendo usada como mesa de centro de um velho conhecido da série, o colecionador Edward Markham que disse ter se apaixonado por Olivia desde a primeira vez que a viu em sua loja. E no meio disso tudo Walter acaba sendo capturado pelos Observadores que o levam para Windmark. Agora é oficial, Windmark, o careca malvadão, é o nosso mais novo vilão da série.

E foi por pouco que Windmark não descobre o plano de Walter e Setembro para derrotar os Observadores. Plano que na minha opnião foi idealizado após Setembro dizer ao Walter que os Observadores estavam chegando. Por sorte Setembro tinha fragmentado a memória de Walter, como se você um anti-Observador para que não pudessem descobrir o plano. O que só poderia ser desfragmentado com o Unificador, que Olivia iria entregar para Walter quando precisou se “âmbarizar”. Mesmo após Walter ter sido resgatado e com a tecnologia em mãos, ele não pôde ter acesso ao plano escondido em sua mente, pois a tortura que o Windmark lhe submeteu acabou fritando seu cérebro novamente, acabando com suas memórias e deixando-o como o Walter “perdido” de antes, ou seja, aquele cara confuso e sem foco, que não sabe exatamente como usar seus conhecimentos. 


Outra parte bem marcante do episódio foi o emocionante reencontro entre Olivia e Etta que não via sua mãe desde os 3 anos de idade. E um detalhe que percebi nessa cena foi que enquanto Liv e Etta se abraçavam, Peter está acariciando um pingente, o que é isso? O que significa isso? Teorias não são aceitos são obrigatórias!

Tivemos também uma conversa entre Peter e Olivia que esclareceu um pouco do que aconteceu quando Etta foi raptada pelos Observadores. Peter preferiu se dedicar a encontrar a filha, enquanto a Olivia focou em encontrar uma forma de salvar o mundo. Essa divisão acabou separando-os. Agora eles têm uma nova chance não só de salvar o mundo (da primeira vez não deu muito certo) e de salvar sua família, e podem contar com sua filha "badass" para ajudar nessa batalha! 



A palavra formada pelos glyphs exibidos durante o episódio foi DOUBT (DÚVIDA). Acredito que esta se refere à dúvida que Olivia, Peter, Walter, Etta e Astrid têm a respeito do futuro, se o plano para derrotar os observadores irá funcionar, e se conseguirão mais uma vez salvar o planeta.

E...terminamos o episódio com um Walter Bishop sem memória e completamente arrasado, achando que colocou todo o plano por água abaixo, até que ele encontra um cd, em um carro, e fica pensando ao som de Only You , regravação feita pela banda Yazoo. De ontem pra hoje já revi esta cena no mínimo umas cinco vezes. E continuo vendo mais e mais. Eu acho que se tornou a minha cena favorita da série. Há tantos momentos marcantes, muitos deles com Walter, mas o sentimento de desesperança se transformando em esperança com um dente pequeno e uma canção perfeita, diz tudo o que alguém precisa saber sobre Fringe.

Se você assistiu só uma única vez vale a pena rever a cena, me emocionei com ela:



Então, sem mais delongas, terminamos esse excelente episódio, primeiro da Season Finale. Agora o que nós resta é discutir, teorizar e esperar para ver se nós batemos em alguma coisa. Até semana que vem!

Fantástico

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.